O famoso "Viaduto da Borges" é na verdade o Viaduto Otávio Rocha.
Sua origem é de 1914, quando o primeiro Plano Diretor da cidade previu a abertura de uma rua para ligar as zonas leste, sul e central de Porto Alegre, até então isoladas pelo chamado "morrinho". Contudo, sua construção só foi decidida em 1926, quando o Intendente Otávio Rocha, em conjunto com o Presidente do Estado, Borges de Medeiros, determinaram a abertura efetiva da atual avenida Borges de Medeiros. A abertura da avenida exigiu um rebaixamento considerável no terreno, interrompendo o curso da rua Duque, e obrigando à criação de uma via elevada para reconstituir sua passagem.
O viaduto é uma imponente estrutura de concreto armado, com três vãos. No centro, ao nível da avenida, existem dois pórticos transversais com dois grandes nichos, onde há grupos escultóricos criados por Alfred Adloff. Em ambos os lados da Avenida Borges foram levantadas amplas escadarias de acesso até o nível do viaduto, sustentadas por grandes arcadas, debaixo das quais existe uma série de pequenos estabelecimentos comerciais.
Os passeios são revestidos de mosaicos de cimento, e o revestimento é de reboco de pó de granito, imitando pedra aparelhada. Desde sua construção o Viaduto Otávio Rocha é um importante ponto de referência de Porto Alegre. Suas características arquitetônicas, bem como sua relevância sócio-cultural, levaram o município a inscrevê-lo no Livro Tombo sob o número 26, em 31 de outubro de 1988.
Quem estiver passando por Porto Alegre, aproveita e dá uma passadinha,
posso garantir que a visita vale a pena!!
Nossa que lindo! Eu não conhecia, mas tenho certeza que logo logo conhecerei! hehe
ResponderExcluirBeijos.
www.natyfigueiredo.com
que cidade linda!
ResponderExcluirboa sexta, beijinhos
É super lindo!!! Apareceu ontem na novela das 18hs!!!
ResponderExcluirBeijos!!!
http://seguindotendencias.blogspot.com
Ai que lindo!! Quando fui em POA foi super corrido, nem vi nada direito!! Quero ir aí com tempo!!
ResponderExcluirhttp://thaismourashoes.blogspot.com
Que lugar mais lindo
ResponderExcluirgosto muito da historia do RS
quero visitar seu estado
qualquer hora dessas
bjs