Páginas

segunda-feira, março 19

Monumento ao Expedicionário


O Monumento ao Expedicionário foi inaugurado em 1957. A idéia para o monumento foi lançada pelo jornal Correio do Povo em 1946, o que gerou um concurso público para a elaboração de um arco do triunfo, onde saiu vencedor o projeto de Antônio Caringi, autor também da Estátua do Laçador, mais conhecido símbolo de Porto Alegre.
O monumento é uma estrutura de granito em forma de arco duplo, com esculturas em relevo representando soldados de diversas armas, e uma estátua em bronze na parte posterior, uma figura feminina alegórica inspirada nas estátuas de Atena, com armadura, a pisar uma serpente, representando, a Vitória e a Bravura.
Na frente traz a inscrição "À Força Expedicionária Brasileira - A Pátria agradecida".




O monumento homenageia os "pracinhas" da Força Expedicionária Brasileira (F.E.B), que lutaram na Segunda Guerra Mundial. Está localizado no Largo General Yeddo J. Blauth, no Parque Farroupilha, em frente ao Colégio Militar,  servindo de cenário para cerimônias cívicas e apresentações do Exército em datas comemorativas.

3 comentários:

  1. Que lindo! Adoro esses monumentos mais antigos. Está bem conservado também! Aqui em SP o governo não tem o mesmo cuidado com as belezas da cidade..


    Beijos,

    Ana
    www.minibureaux.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana e interessante Anne, gostei!
    Você está tão graciosa com esse vestido, amei♥
    Beijo e ótima semana pra vc flor
     Just Carol

    ResponderExcluir
  3. Lugar lindo
    adorei as fotos
    doida que chegue as ferias
    quem sabe eu não vá poder conhecer lugares novos


    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...