Páginas

quinta-feira, março 22

Santuário Mãe de Deus


Em 1626, o missionário Jesuíta Roque Gonzales, procedente do Paraguai, atravessou o rio Uruguai penetrando no solo gaúcho, batizou essa região com o nome Guarani Tupan-cy-retan - Terra da Mãe de Deus. Já em 1773, o então governador do Rio Grande do Sul, Cel. José Marcellino de Figueiredo, ao transferir a capital de Viamão para Porto Alegre, com permissão da autoridade eclesiástica, também mudou o padroeiro, que era S. Francisco das Chagas, para o de N. Sra. Madre (Mãe) de Deus. Dessa data até nossos dias e sempre a Mãe de Deus é a padroeira da Capital e da Arquidiocese de Porto Alegre.



Em 1981, quando Dom Cláudio Colling assumiu o comando da Arquidiocese de Porto Alegre, decidiu construir um santuário, dedicado a Nossa Senhora Mãe de Deus e a Igreja.
Um cristão chamado Paulo Marsiaj de Oliveira, doou sete hectares nos altos do Morro da Pedra Redonda, local de onde se pode avistar a cidade e, Ivo Nedeff, renomado arquiteto, se responsabilizou pelo projeto, uma igreja belíssima. Em 1988, o Arcebispo anunciou o início a construção porém, a obra começou apenas em 1994.  


Uma imagem de Nossa Senhora Mãe de Deus, esculpida em madeira, no norte da Itália, foi doada pela Congregação dos Padres Orionitas e colocada no interior do Santuário.
O Santuário foi inaugurado em 20 de agosto de 2000.

Bjos'ss

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...