Páginas

sexta-feira, fevereiro 11

... Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro ...



A Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, detem o patrimônio bibliográfico e documental do Brasil, ela é considerada pela UNESCO como a sétima biblioteca do mundo, sendo a maior biblioteca da América Latina. Entre suas várias responsabilidades incluem-se a de preservar, atualizar e divulgar uma coleção com mais de oito milhões de peças, que teve seu início com a chegada da Real Biblioteca de Portugal ao Brasil e cresce constantemente, a partir de doações, aquisições.
                                       



O crescimento constante e permanente do acervo da biblioteca foi fundamental para a realização de um projeto de construção de uma nova sede que atendesse a todas as necessidades da biblioteca. Assim foi projetado o atual prédio, que teve sua pedra fundamental lançada em 15 de agosto de 1905, durante o governo de Rodrigues Alves. A inauguração se realizou somente em 29 de outubro de 1910, durante o governo Nilo Peçanha. A construção é encantadora, cheia de detalhes e inúmeras obras de arte. 
A biblioteca esta localizada na Avenida Rio Branco, número 219, praça da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro, comemorando este ano seu aniversário de 200 aninhos, uma jovem senhora que guarda muita história.


2 comentários:

  1. Não sei se é mais linda por dentro ou por fora. Quero muito conhecer.

    ResponderExcluir
  2. bha que grande essa biblio... muito linda... é um castelo... gostei muito... bjsss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...