O primeiro Chalé foi inaugurado em 22 de novembro de 1885, como um quiosque para venda de sorvetes. Foi reformado em 1909 e 1911, e novamente em 1971, após um incêndio. Foi tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, mantendo contudo sua função de restaurante.
Constitui até os dias de hoje uma área de encontros e lazer bastante frequentada no centro porto-alegrense, graças principalmente à sua localização, às árvores a seu redor, à sua culinária saborosa e à música ao vivo. Conta ainda com um cyber café no seu interior.
O prédio foi construído com elementos desmontáveis de aço, madeira e vidro, seu projeto segue um esquema radiocêntrico, com estilo eclético, e revela a preferência da época de sua construção. Encontram-se contudo elementos nitidamente Art Nouveau na decoração, principalmente no gradeamento metálico que cerca a área ao ar livre em torno e fecha o terraço. Os pilares e decorações metálicas, e os painéis modulares de madeira e vidro que compõem a fachada.
O pequeno prédio tem dois andares em planta octogonal, mais subsolo e mezzanino. No dia 11 de janeiro de 2011, o Chalé e sua praça foram reabertos pela prefeitura, após um período de ampliação e de diversas melhorias em sua estrutura.
Que charmosoo!!!
ResponderExcluirADOREI!!!
=)
esses chalés são uam graça, lindos
ResponderExcluiradorei o blog já tô seguindo, depois aparece no meu blog
trendluxo.com.br