Páginas

segunda-feira, agosto 29

Catedral de Novo Hamburgo


Em um destes passeios, passamos próximo a Catedral da cidade de Novo Hamburgo, fiquei encantada,  a noite a igreja tem um iluminação linda que chama a tenção de longe. Logo pedi ao namorado se poderíamos passar por lá um dia pra conhecer. E em um destes retornos para casa, o amado passou por lá, tenho que ser sincera e dizer que achei ela muito mais bonita a noite, além do que a Catedral estava fechada, sendo assim só pudemos ver a fachada.


A fundação Igreja Matriz foi iniciada em 7 de janeiro de 1924 após a compra de um terreno com 9.650m², onde se encontra hoje a Catedral Basílica São Luiz Gonzaga.
A nova Igreja foi planejada para se construída com três naves, e media 25m de comprimentos por 18m de largura, pelo Arquiteto José Lutzenberger, e as obras foram patrocinadas pela Construtora Breidenbach & Mosmann Cia. Ltda.
Em 6 de junho de 1952 o Arcebispo Dom Vicente Scherer de Porto Alegre, deu a benção a nova Matriz. Já era coberta a parte da construção em julho de 1953.
No dia 21 de março de 1954 inaugurava-se parte da Matriz e no dia seguinte foi demolida a saudosa capelinha de 1924 (o seu material foi enviado para construir uma paróquia no bairro Rondônia, chamada N. Sra. Das Graças).
Em 1956 foi destruída a parede divisória e colocada a majestosa dimensão do novo Templo. No mesmo ano foi instalado o órgão tubular “Bohn” (Avaliado hoje em US$ 133.000).
Em 1959 foi contratado o renomado pintor Italiano Aldo Locatelli para fazer as pinturas sacras de São Luiz Gonzaga, padroeiro da Paróquia São Luiz e que hoje se pode ver no Presbitério da referida da igreja.
Com a criação da Diocese de Novo Hamburgo em 30 de março de 1980, foi elevada à Catedral São Luiz Gonzaga. A catedral foi consagrada apenas em 12 de outubro de 1991. Passou a ser Catedral Dedicada e a partir desta data mereceu o título de Catedral Basílica São Luiz Gonzaga.
Entre 1994 e 1995 foi feita uma grande restauração, com iluminação externa das torres e laterais (Instalados 78 focos de luz sódio)



Pra ser sincera, fiquei um pouco decepciona, a igreja não pareceu tão suntuosa quanto na noite que a vi, mas ela é bonita sim, quem sabe não dou sorte e consigo conhecer seu interior!!



5 comentários:

  1. Oi Anne!!!

    Tudo bem???

    Eu achei encantadora, você coloca essas fotos lindas, estou morrendo de vontade de conhecer tudo aí, rsrs!!!

    Tem surpresa no meu blog para você!!!!

    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Anne!!!

    Me passa seu endereço, quero ir no correio hoje!!!!

    neusaviannavaz@ig.com.br

    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oieee!!!
    Menina, ontem de madrugada, qdo vim te visitar a luz acabou, que tempestadeeee!!!
    Bom, mas VOLTEI!!! =D
    Que coincidência, estive em NH ontem!!! Tbm sempre fico admirando a iluminação da catedral à noite, é incrível, né?!
    Obrigaduuuu pelas palavras carinhosas em meu blog e no blog da Mari, obrigada por seguir meu cantinho!!! Já estou te seguindo tbm, claro!!!

    Beijooo!!!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Lindas fotos!
    Tb amei o post anterior :]
    Bjoo

    ResponderExcluir
  5. Amei as fotos estão lindas!
    Passa lá no Superbonita está cheio de novidades, saias vestidos e muito mais! EStou te seguindo me segue também!

    Beijos Jaqueline

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...