Páginas

terça-feira, novembro 22

A antiga Porto Alegre...

Uma coleção de 900 fotos de Porto Alegre, feitas nos anos de 1940 e 1950, foi doada ao Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul. As imagens fazem parte do acervo fotográfico do professor Laudelino Teixeira de Medeiros e foram doadas por seu filho, as imagens revelam como a cidade foi.


Laudelino (1914 – 1999) foi um professor da UFRGS, sociólogo e historiador, tão conhecido por suas pesquisas relevantes quanto pelo seu conservadorismo. Prova­velmente fotografava as ruas e casas da Capital por reconhecer valor no que via e pela certeza de que a paisagem urbana não continuaria assim por muito tempo. 



Graças ao seu empenho, hoje podemos avaliar o quanto perdemos. Ao contrário da Europa, destruída duramente pelas grandes guerras, a América como um todo, e o Brasil especialmente, nunca precisou reconstruir-se para recuperar a identidade perdida pela ação, e devastação, imposta pelos invasores. Isso talvez explique por que aqui o progresso confundiu-se sempre com renovação. Nós mesmos nos encarregamos de destruir o que tínhamos de melhor em termos de qualidade arquitetônica.



Se até o patrimônio valioso dos mais ricos foi atropelado pela visão obtusa e equivocada, o que restaria para as residências mais simples onde vivia a população mais humilde. Na primeira metade do século 20, foi concebido e aplicado sobre uma estrutura urbana colonial um projeto de cunho modernista. Sobraram alguns prédios, em sua maioria públicos, que nos mostram, assim como as fotos do Prof. Laudelino, como Porto Alegre foi bonita. 


Fonte: Zero Hora
14 de maio de 2011 | N° 16700

Tudo bem a cidade mudou
e realmente nós não cuidamos do nosso patrimônio cultural,
mas pra mim, Porto Alegre continua linda!!

3 comentários:

  1. Oi Anne, tudo bem? Já me instalei por aqui (segui). eu adoro fotos antigas que retratam cidades. Tem uma rede de supermercados daqui de Floripa, que tem diversas fotos expostas dos anos 60, 70, 80 e 90 num tamanho bem gigante. Viajo com isso.
    Ah, Porto Alegre continua linda...

    Amei teu blog e te convido prá passar lá no meu e se gostares, siga-me tbm...

    http://compartilhandosentidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Passando para fazer um convite, estou realizando 2 sorteios no blog e quando poder dé uma passadinha por lá e se gostar participa!


    Bjs; Janini

    http://perfumedepitanga.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga nao sabia que vc morava em Poa. Vc sabe que sou do nordeste, moro na Inglaterra, mas eu e meu marido temos uma super vontade de morar no sul do Brasil? Muito legal o post, adorei.

    www.larissatododia.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...